Portfólio

Pórtfólio
Profa. Dra. Cecília Iacoponi Hashimoto
O Portfólio é um recurso bastante utilizado pela área de artes e foi incorporado  por outros domínios devido sua  praticidade de organização de materiais.
Na área da Educação, o professor geralmente utiliza o portfólio como uma grande pasta em que organiza e/ou guarda todas as atividades que o aluno elaborou ao longo de uma etapa. Este portfólio pode ser anual, semestral, dividido por disciplinas ou como  o professor considerar melhor.
Na educação infantil o uso de portfólios é fundamental para o arquivo de atividade de artes, leitura, escrita, etc. Nestes, há um grande envelope que a própria escola confecciona  que pode ser de cartolina ou EVA e lá ficam contidas as atividades dos alunos. Geralmente são bimestrais ou semestrais.
O portfólio não deve ser visto apenas como uma coleção de atividades. Seu grande objetivo é o refinamento dos trabalhos, visando um processo avaliativo que ensina, educa e faz com que  o aluno apresente suas produções.
Outro objetivo interessante do portfólio é o fomento a produções. O aluno participa ativamente na definição das atividades,  conteúdos e estratégias, nos critérios de avaliação com a finalidade  deste instrumento não ser apenas um depositório de informações mas, ao contrário, um espelho da vivência  e experiência particular dos alunos, demonstrando suas reflexões e avanços.
Permite, também,  o diálogo entre aluno e educador, possibilitando maior aproximação, sinalizando as produções concluídas e ainda por terminar, revendo atividades e amparando ações e resoluções para possíveis dúvidas e/ou problemas.
Barton e Collins (1993, p. 200-211) indicam características essenciais de um portfólio, como:
  1. Múltiplos recursos
  2. Forma dinâmica de avaliação
  3. O aluno conhece o que dele se espera
  4. Permite integração entre as atividades e as experiências de vida;
  5. Aluno participa ativamente da seleção de trabalhos
  6. Tem múltiplos propósitos
Para o professor este recurso é excelente no sentido de verificar o que o aluno sabe como também o que ainda não é capaz de realizar.
No ensino superior, em países europeus, o portfólio tem a função de delegar ao aluno maior flexibilidade no processo ensino –aprendizagem com o objetivo de aprimorar habilidades e construir novas competências. Nos Estados Unidos, é utilizado como ferramenta de avaliação do processo de ensino.
No Brasil, seu uso é crescente. Em currículos estruturados por competências, sua avaliação é multidimensional e abarca as dimensões dos saberes: saber- fazer, saber- ser e saberes.
Depresbiteres  e Tavares ( 2009, p. 154-155) indicam algumas capacidades desenvolvidas com  a utilização do portfólio:
  1. Autoreflexão: fomenta a construção da história da aprendizagem da pessoa, estimulando- a em seu relato do aprendido e daquilo que buscará aprender;
  2. b) Assunção de responsabilidades e negociação: aluno e professor partilham responsabilidades, decidem o que deverá ser incluído, em que condições, quais objetivos e critérios;
  3. c) Comunicação e argumentação: considerando que o portfólio constitui-se de comunicação e negociação entre professor e aluno, podem ser favorecidas as capacidades de argumentação, de análise das formas de aprender e de maneiras de lidar com as diferenças;
  4. e) Localização temporal e espacial: o registro diário dá sentido cronológico Às anotações e permite a localização temporal do aluno, na disciplina, no curso ao longo de sua formação.
  5. f) Espírito crítico: a seleção dos trabalhos a serem incluídos no portfólio exige do aluno a definição de critérios de avaliação;
  6. g) Autonomia: a construção do portfólio pelo aluno permite a ele tomar decisões, pondera alternativas, rever falhas, considerar sucessos e fazer escolhas.
O professor deve ter clareza dos objetivos que pretende alcançar com a utilização dos portfólios. Para tanto, algumas questões merecem ser  levantadas, como:
  1. O que pretendo com meus alunos em termos de aprendizagem?
  2. Quais as competências a habilidades esperadas?
  3. Que tarefas serão utilizadas para alcançar estas competências?
  4. Como vou avaliar a evolução da aprendizagem dos alunos?
  5. Que critérios serão envolvidos para a análise e quando deverá ser analisado?
  6. Como envolver os alunos tanto na construção quanto na autoavaliação?

Quais são as partes que compõem o portfólio, em termos de materiais e fontes?
  1. a) Provas
  2. b) Trabalhos escolares
  3. c) Autoavaliações
  4. d) Lista de livros lidos
  5. e) Projetos
  6. f) Resenhas de leituras
  7. g) Relatórios
  8. h) Redações, poemas, monografias
  9. i) Pinturas
  10. j) Gravações, vídeos

Para garantir a autoavaliação  do aluno em relação a seus trabalhos produzidos e  selecionados no portfólio, vale à  pena apresentar alguns, por exemplo:
  1. No início da elaboração: onde estou neste momento, quais são meus valores, meus planos, etc.;
  2. Durante a elaboração: aonde pretendo chegar agora, que caminho seguir, o que desejo daqui há cinco meses?;
  3. Ao final do curso: o que mais me influenciou e me modificou, que contribuições oferecei, o que ganhei?
O portfólio é, enfim, um excelente instrumento para otimizar os conhecimentos!

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