Os saberes da experiência dos professores.
Os saberes da experiência dos professores.
Aproveito este espaço em que compartilhamos ideias, para trazer um trecho de minha Tese de Doutorado em que discuto os Saberes da Experiência dos Professores, à luz da Teoria de Tardif (2011) e que nos elucida tanto sobre nossa prática cotidiana quanto sobre como nos fizemos e nos formamos professores.
O que Tardif nos convida a pensar é que esta prática tem muito pouco de ciência ou técnica: na verdade, está relacionada muito mais a um processo interativo em que o individuo se apresenta com sua personalidade, sua história, seus recursos, seus limites e sua marca.
A seguir apresento um resumo que organizei segundo a Teoria de Tardif (2010, pp. 109-111) e que pode ser acessado em minha Tese - Ensino Fundamental de 9 anos: um novo caminho em velha estrada? Um velho caminho em nova estrada? –Tese de Doutorado. PUC/SP. 2012. 250p. - para apreciação e abrir discussão.
Boa reflexão!
Classificação do Saber Experiencial
|
Como se manifesta?
|
|
Utilizado segundo as atividades, situações e conflitos específicos do dia-a-dia no ambiente de trabalho.
|
|
Estabelecido nas interações entre os professores e outros agentes educativos.
|
|
Vai além do conhecimento unificado – utiliza várias fontes de conhecimento que também incorrem sobre diferentes contextos.
|
|
Utiliza diferentes formas de saber-fazer, tais como: experiências, histórias de vida, carreira etc.
|
|
Está impregnado do comportamento dos professores como também de regras e hábitos, quanto sua consciência discursiva.
|
|
É remodelável em função das mudanças.
|
|
Traz a marca de cada um.
|
|
Ligado também à experiência de vida do professor.
|
|
Evolutivo e se constitui e se transforma ao logo da carreira.
|
|
Construído nas interações com a cultura, organizações escolares, pares etc.
|
Discutiremos, em outra oportunidade a necessidade de a formação profissional de professores se adequar tanto a experiência vivenciada quanto às novas exigências da realidade:
https://www.linkedin.com/pulse/o-saberes-da-experi%C3%AAncia-dos-professores-cec%C3%ADlia-iacoponi-hashimoto
Comentários
Postar um comentário