Os saberes da experiência dos professores.

Aproveito este espaço em que compartilhamos ideias, para trazer um trecho de minha Tese de Doutorado em que discuto os Saberes da Experiência dos Professores, à luz da Teoria de Tardif (2011) e que nos elucida tanto sobre nossa prática cotidiana quanto sobre como nos fizemos e nos formamos professores.
O que Tardif nos convida a pensar é que esta prática tem muito pouco de ciência ou técnica: na verdade, está relacionada muito mais a um processo interativo em que o individuo se apresenta com sua personalidade, sua história, seus recursos, seus limites e sua marca.
A seguir apresento um resumo que organizei segundo a Teoria de Tardif (2010, pp. 109-111) e que pode ser acessado em minha Tese - Ensino Fundamental de 9 anos: um novo caminho em velha estrada? Um velho caminho em nova estrada? –Tese de Doutorado. PUC/SP. 2012. 250p. - para apreciação e abrir discussão.
Boa reflexão!
Classificação do Saber Experiencial
Como se manifesta?
  • Prático
Utilizado segundo as atividades, situações e conflitos específicos do dia-a-dia no ambiente de trabalho.
  • Interativo
Estabelecido nas interações entre os professores e outros agentes educativos.
  • Sincrético
Vai além do conhecimento unificado – utiliza várias fontes de conhecimento que também incorrem sobre diferentes contextos.
  • Heterogêneo
Utiliza diferentes formas de saber-fazer, tais como: experiências, histórias de vida, carreira etc.
  • Complexo
Está impregnado do comportamento dos professores como também de regras e hábitos, quanto sua consciência discursiva.
  • Aberto
É remodelável em função das mudanças.
  • Personalizado
Traz a marca de cada um.
  • Existencial
Ligado também à experiência de vida do professor.
  • Temporal
Evolutivo e se constitui e se transforma ao logo da carreira.
  • Social
Construído nas interações com a cultura, organizações escolares, pares etc.
Discutiremos, em outra oportunidade a necessidade de a formação profissional de professores se adequar tanto a experiência vivenciada quanto às novas exigências da realidade:
https://www.linkedin.com/pulse/o-saberes-da-experi%C3%AAncia-dos-professores-cec%C3%ADlia-iacoponi-hashimoto

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