Portfólio
Portfólio
Pórtfólio
Profa. Dra. Cecília Iacoponi Hashimoto
O Portfólio é um recurso bastante utilizado pela área de artes e foi incorporado por outros domínios devido sua praticidade de organização de materiais.
Na área da Educação, o professor geralmente utiliza o portfólio como uma grande pasta em que organiza e/ou guarda todas as atividades que o aluno elaborou ao longo de uma etapa. Este portfólio pode ser anual, semestral, dividido por disciplinas ou como o professor considerar melhor.
Na educação infantil o uso de portfólios é fundamental para o arquivo de atividade de artes, leitura, escrita, etc. Nestes, há um grande envelope que a própria escola confecciona que pode ser de cartolina ou EVA e lá ficam contidas as atividades dos alunos. Geralmente são bimestrais ou semestrais.
O portfólio não deve ser visto apenas como uma coleção de atividades. Seu grande objetivo é o refinamento dos trabalhos, visando um processo avaliativo que ensina, educa e faz com que o aluno apresente suas produções.
Outro objetivo interessante do portfólio é o fomento a produções. O aluno participa ativamente na definição das atividades, conteúdos e estratégias, nos critérios de avaliação com a finalidade deste instrumento não ser apenas um depositório de informações mas, ao contrário, um espelho da vivência e experiência particular dos alunos, demonstrando suas reflexões e avanços.
Permite, também, o diálogo entre aluno e educador, possibilitando maior aproximação, sinalizando as produções concluídas e ainda por terminar, revendo atividades e amparando ações e resoluções para possíveis dúvidas e/ou problemas.
Barton e Collins (1993, p. 200-211) indicam características essenciais de um portfólio, como:
- Múltiplos recursos
- Forma dinâmica de avaliação
- O aluno conhece o que dele se espera
- Permite integração entre as atividades e as experiências de vida;
- Aluno participa ativamente da seleção de trabalhos
- Tem múltiplos propósitos
Para o professor este recurso é excelente no sentido de verificar o que o aluno sabe como também o que ainda não é capaz de realizar.
No ensino superior, em países europeus, o portfólio tem a função de delegar ao aluno maior flexibilidade no processo ensino –aprendizagem com o objetivo de aprimorar habilidades e construir novas competências. Nos Estados Unidos, é utilizado como ferramenta de avaliação do processo de ensino.
No Brasil, seu uso é crescente. Em currículos estruturados por competências, sua avaliação é multidimensional e abarca as dimensões dos saberes: saber- fazer, saber- ser e saberes.
Depresbiteres e Tavares ( 2009, p. 154-155) indicam algumas capacidades desenvolvidas com a utilização do portfólio:
- Autoreflexão: fomenta a construção da história da aprendizagem da pessoa, estimulando- a em seu relato do aprendido e daquilo que buscará aprender;
- b) Assunção de responsabilidades e negociação: aluno e professor partilham responsabilidades, decidem o que deverá ser incluído, em que condições, quais objetivos e critérios;
- c) Comunicação e argumentação: considerando que o portfólio constitui-se de comunicação e negociação entre professor e aluno, podem ser favorecidas as capacidades de argumentação, de análise das formas de aprender e de maneiras de lidar com as diferenças;
- e) Localização temporal e espacial: o registro diário dá sentido cronológico Às anotações e permite a localização temporal do aluno, na disciplina, no curso ao longo de sua formação.
- f) Espírito crítico: a seleção dos trabalhos a serem incluídos no portfólio exige do aluno a definição de critérios de avaliação;
- g) Autonomia: a construção do portfólio pelo aluno permite a ele tomar decisões, pondera alternativas, rever falhas, considerar sucessos e fazer escolhas.
O professor deve ter clareza dos objetivos que pretende alcançar com a utilização dos portfólios. Para tanto, algumas questões merecem ser levantadas, como:
- O que pretendo com meus alunos em termos de aprendizagem?
- Quais as competências a habilidades esperadas?
- Que tarefas serão utilizadas para alcançar estas competências?
- Como vou avaliar a evolução da aprendizagem dos alunos?
- Que critérios serão envolvidos para a análise e quando deverá ser analisado?
- Como envolver os alunos tanto na construção quanto na autoavaliação?
Quais são as partes que compõem o portfólio, em termos de materiais e fontes?
- a) Provas
- b) Trabalhos escolares
- c) Autoavaliações
- d) Lista de livros lidos
- e) Projetos
- f) Resenhas de leituras
- g) Relatórios
- h) Redações, poemas, monografias
- i) Pinturas
- j) Gravações, vídeos
Para garantir a autoavaliação do aluno em relação a seus trabalhos produzidos e selecionados no portfólio, vale à pena apresentar alguns, por exemplo:
- No início da elaboração: onde estou neste momento, quais são meus valores, meus planos, etc.;
- Durante a elaboração: aonde pretendo chegar agora, que caminho seguir, o que desejo daqui há cinco meses?;
- Ao final do curso: o que mais me influenciou e me modificou, que contribuições oferecei, o que ganhei?
O portfólio é, enfim, um excelente instrumento para otimizar os conhecimentos!
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