A Ética como Fundamento para melhoria da Gestão Pública. Desenvolvimento.

A Ética como Fundamento para melhoria da Gestão Pública. Desenvolvimento.

(CONTINUAÇÃO)
2.Desenvolvimento

2.1 O que é Ética?

Segundo Aurélio Ferreira (2005, p. 383), a ética pode ser definida como “O estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal”. Ou ainda, segundo o mesmo autor, um “Conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano”.

A Ética e a Moral historicamente são constituídas pelo processo de mudança entre as sociedades e as épocas. “ (...) As doutrinas éticas fundamentais nascem e desenvolvem em diferentes épocas e sociedades como respostas aos problemas básicos apresentados pelas relações entre homens, e ,em particular pelo seu comportamento moral efetivo”. (Vasquez,2008,p.267)

Engels (apud Peter Singer, 2002), afirma que na moralidade de uma sociedade dividida em classes, a moralidade dominante será a da classe dominante, dessa forma, ele abandona o relativismo que ronda a questão da ética. Devido a esse abandono, o autor (2002, p. 14) afirma que o relativismo ético também cai por terra:

A existência das contradições entre riqueza e pobreza, avanços tecnológicos, exclusão digital e ignorância social gera um escândalo moral jamais visto. A ética do sucesso continua reinando em muitas mentalidades e ações sociais. O mais importante é levar vantagem em tudo. Não importam os graves problemas sociais, a crise ambiental, as desigualdades regionais, o acúmulo de capital, a violência, o preconceito social e tantos outros males que afetam os seres vivos. Essa crise social também se manifesta na política, através de corrupção, clientelismo, autoritarismo, oportunismo e tantas outras práticas de abuso de poder e ganância irresponsável. O sujeito inteligente é o ‘esperto’, o bom ‘empreendedor’, aquele que sabe ‘levar vantagem’ em suas ações, custe o que custar. A mídia normalmente reforça esse tipo de mentalidade. São muitos os exemplos condecorados pela telinha eletrônica de acordo com Trasferetti (2006, p. 93-94).

Essa máxima tornou-se uma fonte de inspiração e exploração do movimento político moderno conhecido como liberalismo. A idéia de individualismo atômico também apregoa a responsabilidade e autonomia dos indivíduos e que qualquer governante ou corpo dirigente deve se preocupar prioritariamente em satisfazer as necessidades humanas.

A teoria pode ser entendida como uma filosofia que se preocupa, acima de tudo, com o bem-estar geral da sociedade. Considera a sociedade formada pelos indivíduos, bem como suas famílias, grupos, vizinhos e todas as relações interpessoais.
Trasferetti (2006) ainda destaca que o momento atual, de globalização e do crescente aprimoramento tecnológico mundial, nos remete a importância de tratar a ética à níveis universais, na convivência e no tratamento entre os indivíduos e todos os ambientes,
O julgamento serve para orientar quando os papéis dos indivíduos se conflitarem ou não houver quaisquer princípios especiais para auxiliar em uma decisão. Aristóteles entendia que o bom julgamento, denominado por phronesis, era produto de uma boa criação, uma educação adequada. Mas Solomon (2006) defende que o julgamento tem a ver também com os conflitos inevitáveis das preocupações e dos princípios do dilema ético.

Para ser ético pois, é necessário ter algum tipo de fé. Isso não significa que se deve, necessariamente possuir fé religiosa, mas que se deve acreditar em algum valor intangível, de alto significado moral, como bondade, caridade, sinceridade, honestidade.
                                                                          (Lisboa,2009,p.131)

O bom julgamento será aprendido através da experiência, podendo ser estimulado, enfatizado e praticado. Esse servirá na tomada de decisão que, muitas vezes, é uma tarefa árdua pela falta de prática ou experiência que os indivíduos têm. Algumas regras são desenvolvidas para facilitar a tomada de decisão, mas essas, sozinhas, não são suficientes para todos os casos.

Parte integrante do artigo apresentado como requisito parcial para Especialização em Gestão Pública.
(CONTINUA.....)

https://www.linkedin.com/pulse/%C3%A9tica-como-fundamento-para-melhoria-da-gest%C3%A3o-p%C3%BAblica-jos%C3%A9-silva-1/?published=t

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ética de Platão e Aristóteles: diferenças e semelhanças

Jabuti-piranga