Países mais corruptos têm pior desempenho em avaliação escolar, mostra pesquisa.
Países mais corruptos têm pior desempenho em avaliação escolar, mostra pesquisa.
Um cruzamento feito pelo Instituto IDados revelou que os países menos éticos, como Brasil, são aqueles com desempenho mais baixo no Programa Internacional de Avaliação (PISA, na sigla em inglês). O Pisa avalia em todo o mundo estudantes de 15 anos nas áreas de matemática, leitura e ciências.
O economista Guilherme Hirata calculou a média entre as notas dos alunos de cada nação nas três provas do Pisa para relacionar os dados ao Índice de Ética e Corrupção, retirado do Índice Global de Competitividade (IGC).
Entre 47 países, o Brasil foi o país mais corrupto e com terceira pior média no Pisa: 395,03. Já Cingapura foi considerado o país mais ético e teve média 551,62 na avaliação.
Ao jornal O Globo, Hirata disse não ser possível atestar com certeza uma relação direta de causa e consequência, mas pode sim haver alguma relação entre os dados.
“A minha interpretação é que essas informações dão uma luz sobre futuro. A gente sabe que a corrupção está relacionada ao desvio de recursos públicos, o que acaba tirando dinheiro de áreas prioritárias. Então, provavelmente há um efeito da corrupção sobre os resultados do Pisa, uma vez que recursos destinados à educação podem não ter sido investidos. Todos os países que estão mal no Índice de Ética e Corrupção também estão mal no Pisa, e aqueles que são mais éticos estão melhores na avaliação. Então, começamos a desconfiar que há alguma relação”, afirmou o pesquisador.
https://br.yahoo.com/noticias/paises-mais-corruptos-tem-pior-desempenho-em-avaliacao-escolar-mostra-pesquisa-145401653.html
Comentários
Postar um comentário